GR Assessoria Contábil

Antecipação de recebíveis: as vantagens, como fazer e o que considerar antes de usar

A antecipação de recebíveis é aquele recurso que as empresas precisam utilizar para dar aquele fôlego ao fluxo... Leia mais.

A antecipação de recebíveis é aquele recurso que as empresas precisam utilizar para dar aquele fôlego ao fluxo de caixa em momentos de baixo faturamento.

É possível fazer esse procedimento financeiro de várias formas e ele pode ser bem mais vantajoso que um empréstimo, afinal as taxas de juros tendem a ser bem mais amenas.

Para isso, é necessário entender exatamente como funciona esse tipo de antecipação, quais as instituições têm as melhores condições e também quais os cálculos você precisa fazer para usar o recurso de forma que não te prejudique posteriormente.

Tudo isso será abordado no artigo de hoje, então acompanhe a leitura até o final.

Pessoa entregando notas na boca do caixa do banco, simbolizando antecipação de recebíveis

O que é antecipação de recebíveis?

Entendendo mais a fundo o que significa a antecipação de recebíveis, precisamos reforçar que é um processo de converter os futuros recebíveis de uma empresa em dinheiro. 

Ocorre quando as empresas, que esperam ser pagas por seus clientes em algum momento, vendem suas contas a receber a terceiros em troca de uma entrada de receita maior e imediata. 

Ao vender os recebíveis, as empresas podem acessar o capital de forma mais rápida e convenientemente, permitindo-lhes liberar o fluxo de caixa para despesas e investimentos criticamente importantes. 

Esta antecipação é muitas vezes vista como uma solução eficaz tanto para grandes empresas quanto para pequenas que precisam administrar rigidamente a liquidez ou tomar rapidamente as decisões financeiras necessárias. 

O melhor de tudo, é um método testado e verdadeiro que torna o financiamento disponível sem ter que assumir dívidas adicionais, desde que você faça o procedimento em instituições de confiança.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Primeiro é fundamental dizer que esta é uma solução para problemas pontuais e via de regra você empresário precisa ter um caixa mais saudável com reservas para contornar eventuais momentos de revés.

A decisão de antecipar os recebíveis deve considerar as taxas e também o objetivo para que realmente seja uma ação vantajosa tanto no curto quanto no longo prazo.

Há 3 modalidades principais para utilizar este método e são elas os bancos, os FIDCS e as Factoring e a seguir veremos melhor o que cada uma oferece.

Pessoa com camisa social branca usando calculadora, com braços apoiados em mesa de escritório, a qual possui um agenda, documentos com gráficos e um notebook sobre ela

Bancos

Os bancos geralmente têm as melhores taxas, porém não é tão simples assim conseguir a antecipação. 

Tudo vai depender muito da sua relação com a instituição, com a reputação e até com os objetivos por trás dessa antecipação.

FIDCs

Os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) são fundos que operam com taxas menores e normalmente o recebimento é mais rápido e com isenção de IOF (Impostos sobre Operações Financeiras).

Factorings

As factorings são operações executadas por empresas terceirizadas que vão antecipar os recebíveis de forma bem menos burocrática, porém com as maiores taxas comparados aos métodos anteriores.

Independentemente da maneira que você optar, saiba que essa operação precisa ser bem planejada, portanto, conte com uma assessoria contábil eficiente. 

Aqui na GR Assessoria Contabil temos o que você precisa para utilizar este recurso, confira.

Vantagens do adiantamento de recebíveis

Algumas vantagens desta operação são:

  • Adquirir capital de giro
  • Aumentar o fluxo de caixa
  • Conseguir capital para investimentos com taxas menores
  • Pagamento de dívidas

Desvantagens de antecipar recebíveis

Já nas desvantagens podemos destacar as seguintes:

  • Ficar dependente dos recursos da antecipação
  • Perder o controle do fluxo de caixa
  • Sofrer com inadimplência e não arcar com a quitação dos recebíveis antecipados

Qual é a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

Geralmente os empréstimos são cartas de créditos fornecidos por instituições financeiras com altos juros e análise de crédito que pode limitar o valor ofertado.

Em alguns casos, os bancos podem solicitar garantias para liberar o empréstimo baseando-se nos riscos envolvidos na operação.

Na antecipação de recebíveis essas coisas não são consideradas, uma vez que o dinheiro já está provisionado e eventualmente vai entrar no caixa.

O que o empresário faz neste caso é apenas antecipar esses recebimentos futuros para ter capital em mãos para fazer investimentos, pagar contas, etc..

Para a instituição financeira que faz essa operação existe mais segurança, afinal, os pagamentos vão acontecer.

É uma relação de ganha-ganha, pois você terá dinheiro em caixa para operar e os bancos compram esses recebíveis por um valor menor para receber o valor total mais a frente, como se fossem “juros”.

Decidir entre um empréstimo e a antecipação dos recebíveis vai depender principalmente do quanto de recursos sua operação precisa e se o valor dos recebíveis cobrem essa necessidade.

Vale sempre considerar os empréstimos para compras mais robustas e que vão ser usadas no crescimento da empresa, como compra de veículos e maquinários, enquanto a antecipação vai atender o propósito de capital de giro e investimentos mais a curto prazo.

Leia também: BPO Contábil E Financeiro: O Que São, Vantagens E Como Fazer

E o que é Aquisição de recebíveis?

Essa operação é o contrário do que temos falado por aqui, pois neste caso é a empresa que “compra” os recebíveis futuros de outro, geralmente essas são as factorings que já mencionamos.

Ambas as operações são totalmente legais e as taxas negociadas vão variar de cada empresa, portanto fazer a aquisição de recebíveis pode ser tão rentável quanto para quem antecipa, tudo passa por um bom planejamento e controle financeiro.

Quem pode fazer antecipação de recebíveis?

Não tem necessariamente nenhum tipo de restrição, sendo assim empresas de todos os setores podem se beneficiar deste procedimento.

O que muda são exatamente as taxas cobradas e as burocracias, pois alguns setores têm uma reputação maior junto às instituições e podem conseguir melhores condições para adquirir o serviço.

Quando usar a antecipação de recebíveis?

Mais do que saber como solicitar é importante entender quando é interessante utilizar essa antecipação de recebíveis no seu negócio.

Em tese, evitar é sempre melhor para o planejamento financeiro, mas nem sempre é possível contornar todos os imprevistos que surgem no dia a dia da operação.

As situações mais recomendáveis para o uso é a necessidade de aumentar capital de giro, arcar com despesas inesperadas e até fazer investimentos pensando na otimização da operação.

Pessoa usando calculadora, ao redor da calculadora estão um celular, uma agenda, uma caneta e documentos, simbolizando o que levar em conta na antecipação de recebíveis

O que levar em conta na antecipação de recebíveis? (Cuidados e Pontos de Atenção)

Antes de tudo, considere sempre as taxas praticadas pelas instituições as quais estão ofertando a antecipação para que a vantagem não se torne um prejuízo futuro.

Além disso, trabalhe sempre com a ideia de que essa antecipação é situacional, ou seja, esses recursos não podem se tornar um padrão nas operações financeiras da empresa.

É sempre ideal manter as finanças da empresa bem equilibradas, com uma reserva para eventuais imprevistos e acionar essa operação só quando não houver outras opções.

Qual é a taxa de antecipação de recebíveis?

Antes, vale dizer o que é a taxa de antecipação, que diferente dos empréstimos que cobram juros sobre as parcelas, nesse caso a instituição financeira “compra” seus recebíveis futuros por um valor menor.

Por exemplo, um boleto de 100 reais que será pago para você daqui a 2 meses, pode ser antecipado pelo valor de 90 reais por uma factoring que recebe o valor cheio no prazo originalmente estipulado.

Cada instituição pode apresentar as suas próprias taxas assim como as suas condições para adquirir seus recebíveis futuros, e tudo vai depender da reputação do seu negócio e do seu relacionamento com a empresa que vai fazer essa compra.

As taxas maiores costumam ser das factorings, já que são menos burocráticas para liberar o dinheiro, enquanto os bancos tendem a cobrar menos, porém o processo de liberação é bem mais complexo.

Pessoa usando celular para escanear boleto, simbolizando as taxas referentes a antecipação de recebíveis

Como é cobrada a taxa para antecipação?

A cobrança da taxa normalmente é feita calculando juros simples sobre o valor líquido da transação.

Então, naquele exemplo do boleto de 100 reais, se considerou juros de 10% sobre o valor, porém esse percentual pode variar dependendo da natureza da transação.

Tira dúvidas: É possível simular antecipação de recebíveis?

Cada vez mais as instituições financeiras que oferecem este serviço de antecipação têm disponibilizado ferramentas de simulação para entender quais serão os juros que vão incidir sobre o processo.

Atualmente a grande maioria dos bancos que aceitam a antecipação de recebíveis possuem também a ferramenta de simulação diretamente nos seus sites ou aplicativos, por isso, consulte se sua instituição possui tal recurso.

Afinal, como fazer antecipação de recebíveis?

Saber como usar a antecipação é importante e você já entendeu isso ao longo do texto, agora, vamos de fato em como fazer.

Novamente, considere todas as hipóteses, inclusive se realmente não vale a pena esperar um pouco mais antes de solicitar essa antecipação.

Depois, busque instituições que tenham menos juros possíveis. Caso você tenha uma boa relação com seu banco, as chances são que você consiga melhores taxas.

Utilize o simulador antes de tomar sua decisão, e busque sempre a assessoria de uma contabilidade profissional para fazer esse procedimento dentro de uma lógica financeira que não onere o caixa da sua empresa.

Como contabilizar a antecipação de recebíveis?

O cálculo da taxa de antecipação considera os descontos referentes a 30 dias, sendo sua cobrança maior a cada dia antecipado por parcela.

A fórmula de como calcular essa antecipação passa pelo desconto das taxas administrativas do montante total da venda, dividido pelo novo valor da quantidade de parcelas em que a venda foi fracionada.

Para concluir é feito o desconto da antecipação em cima das taxas de cada instituição.

Em todo caso, mesmo entendendo esse cálculo é preciso estar em acordo com o que diz sua contabilidade, para isso vale a pena contar com uma assessoria especializada e que possa trazer respostas ágeis de forma online.

A GR Assessoria Contábil é especialista em organizar a contabilidade de empresas de forma totalmente online com atendimento personalizado, conheça nossos serviços.

Conclusão

Antecipação de recebíveis pode ser sim uma solução de curto prazo para desafogar o fluxo de caixa de uma empresa. 

Contudo, é uma operação que trabalha com a entrada de rendimentos futuros, portanto o controle é um pouco mais complexo, uma vez que vários fatores podem influenciar os custos disso.

Faça um bom planejamento financeiro, pesquise muito bem e tenha uma contabilidade prudente para oferecer outras soluções além da antecipação.

O time da GR Assessoria Contábil está a postos para sanar as suas dúvidas, fale conosco.

Artigo feito por Humano
Picture of Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
GR Assessoria Contábil & Tributária

Descubra soluções fiscais inteligentes na GR Assessoria Contábil. Reduzimos impostos de forma eficaz e proporcionamos um atendimento personalizado para garantir o sucesso financeiro da sua empresa.

Melhores Posts

Receba os melhores conteúdos para você!

Assine nossa newsletter e seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos e insights de especialistas.

Precisa de Ajuda com a sua contabilidade?

Fale agora mesmo com a nossa equipe de especialista e conheça as soluções que temos para a sua empresa.

Deixa a nossa equipe facilitar a contabilidade da sua empresa

Preencha o formulário que a nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível.

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

whatsapp

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade