GR Assessoria Contábil

Inovação nas empresas: entenda a importância e veja exemplos

Cada vez mais a inovação nas empresas deixa de ser um diferencial competitivo e passa a ser um fator de sobrevivência e longevidade, pois o mundo está digitalizando os processos em um ritmo muito alto e imparável

Até pouco tempo atrás, pensar em inovação demandava um investimento em tecnologias que eram caríssimas e de difícil acesso, então apenas as empresas de grande porte conseguiam aplicar isso nos seus processos diários, mas hoje a situação é completamente diferente.

É possível inovar com um investimento bem mais atrativo se aproveitando justamente dos avanços tecnológicos mais recentes. Para te ajudar a pensar em formas de implementar inovações na sua empresa, elaboramos esse guia completo para você aprender tudo sobre o assunto.

Boa leitura!

Empresa com inscritos tecnologiicos enquanto empresário segura bloco de antotações ilustrando o que é inovação nas empresas

O que é inovação na empresa?  

Inovar, em essência, é pegar um processo tradicional e encontrar uma forma melhor de executá-lo, seja uma maneira mais rápida, mais eficiente ou mais parada, dentro do contexto empresarial.

O seu negócio pode se beneficiar desse conceito para colocar inovação na empresa de uma forma que caiba na estrutura e no orçamento, e com isso conseguir ser mais competitivo e bem-sucedido.

Isso nos mostra que apesar de estar bastante associado com tecnologias, a inovação pode ser feita de várias formas, muitas delas sem custo. Um ótimo exemplo disso o trabalho em home office, que foi uma inovação importante impulsionada pela pandemia.

Qual a importância da inovação para as empresas?

Um dos principais objetivos da inovação nas empresas é não ficar para trás no mercado, e isso pode ser decisivo para longevidade da sua empresa.

Existem histórias que ficaram famosas, como o caso da Kodak, líder no setor de fotografia nos anos 80 e 90, produzia câmeras fotográficas, filmes e um serviço de revelação de fotografias e liderava o mercado com folga.

Mas a Kodak não quis aderir às câmeras digitais, que inclusive surgiram dentro do setor de inovação da empresa, por acreditar que as pessoas nunca iriam abandonar a sensação artesanal de revelar a foto e ter o papel na mão.

Hoje, a Kodak ainda está na ativa e já até aderiu às máquinas digitais, porém, ficou muito para trás com relação às concorrentes que abraçaram a inovação e hoje dominam o mercado.

Esse exemplo denota a importância da inovação nas empresas, porque quem se manter imutável vai ser atropelado pelos avanços naturais da sociedade.

Quais são os quatro tipos de inovação?

Ali em cima trouxemos um exemplo de inovação tecnológica, mas esse não é o único tipo que observamos nas empresas, na verdade podemos dividir em 4 maneiras de inovar que são essenciais para as empresas.

Os 4 tipos de inovação nas empresas são:

  • Inovação de produtos e serviços: fazer de tudo para que seus produtos ou serviços estejam sempre melhorando, tanto na produção ou execução, quanto na entrega em si. Dessa forma você inova dentro da empresa e também traz certa inovação para o mercado em si.
  • Inovação em marketing: aqui podemos dar vários exemplos de empresas que inovam o seu marketing utilizando técnicas simples e eficientes, como a Coinbase que fez um anúncio no Super Bowl, maior evento esportivo dos EUA, usando apenas um QR Code na tela e teve milhões de acessos. Isso mostra que uma ideia simples pode ser muito inovadora.
  • Inovação organizacional: muitas vezes as empresas têm bons colaboradores que estão sendo subaproveitados nas suas funções ou tarefas, então organizar isso de forma a otimizar a atividade de todos, é uma maneira de inovar. Uso de softwares de gestão podem ajudar muito nesse ponto.
  • Inovação de processos: o que fez o McDonalds se tornar referência foi a inovação que fizeram no processo de produção de sanduíches, criando assim o sistema de fast food, e só isso já seria motivo suficiente para você entender que a inovação dos processos é muito poderosa. Além disso, inovar nos processos pode deixá-los mais eficientes e menos cansativos para suas equipes, criando um ambiente mais harmônico e saudável.
Empresário de terno e gravata faz anotações com uma caneta em um quadro digital demonstrando o que é ter uma cultura de inovação nas empresas

Como criar uma cultura de inovação nas empresas?

Você pode implementar os 4 tipos de inovação nas empresas desde que isso seja viável, porém, vale a pena começar por aqueles que você verá benefícios imediatos.

Mas para ser realmente eficiente, você precisa criar uma cultura de inovação na sua empresa, e há técnicas para isso, conforme vamos abordar nas dicas a seguir:

Implemente dinâmicas e envolva o time

Uma boa forma de incutir o conceito de inovação no time é criando dinâmicas de grupo que vão incentivar a criatividade para que os colaboradores possam trazer soluções para situações hipotéticas.

A partir desses exercícios é possível entender qual a forma de abordagem de cada um do time e assim poder estabelecer processos eficientes para fixar a cultura de inovação.

Crie processos de inovação

Após as dinâmicas, você vai conseguir identificar quais indivíduos do time estão mais engajados com a ideia e assim definir alguns pontos chaves para criar processos de inovação levando em conta os 4 tipos que citamos.

Claro que cada setor vai desenvolver processos de inovação dentro da sua especialidade, ou seja, o time de marketing inova no marketing, os gestores lidam com os processos e assim por diante.

Com isso, é possível estabelecer processos eficientes e criar uma integração para novos funcionários estabelecendo uma cultura de inovação na empresa.

Desenvolva os colaboradores

Aos colaboradores que já estão na empresa, é fundamental capacitá-los para que possam absorver e aplicar os conceitos da inovação e isso pode ser feito com cursos, treinamentos, palestras e afins.

O lado positivo é que desse processo, você pode destacar quem se sair melhor para que possa liderar projetos e garantir que a cultura de inovação só cresça.

Analise o mercado

As chances são que as empresas concorrentes já estejam vivendo em uma cultura de inovação, principalmente aquelas que lideram o mercado no seu setor, e isso pode servir para que você conheça soluções para aplicar no seu negócio.

É o chamado benchmarking, onde você observa os processos e posicionamentos do concorrente para traçar como ele chegou até lá e como você poderá levar a sua empresa ao mesmo patamar.

Portanto, faça análises do mercado constantemente para não ficar para trás quando o assunto é inovação.

Faça testes A/B

A teoria é uma coisa linda mas é só na prática que você terá plena certeza se funciona o processo, então faça testes A/B das opções para entender quais as mais eficientes e que tenham mais a ver com sua equipe.

Processos de marketing, por exemplo, você pode pegar duas ideias diferentes e apresentá-las a dois grupos com interesses semelhantes para entender qual das peças vai atingir melhor o objetivo.

Com os processos organizacionais é semelhante, e você pode dividir a equipe em times e testar estratégias diferentes, inclusive nominando líderes responsáveis por fazer relatórios para que os processos possam ser analisados.

Use programas de inovação para empresas

Por fim, não podemos deixar de fora da conta as tecnologias, ainda mais hoje em dia que tem tantas opções de softwares acessíveis para que você possa ter uma gestão mais eficiente e aplicar inovações que realmente funcionam.

Para gestão hoje em dia tem várias ferramentas como CRMs, fluxogramas, organogramas e afins. No marketing, tem softwares de automação, disparo de e-mails, gestão de redes sociais e muito mais.

Mas uma das formas de realmente colocar inovação nas empresas, sem sombra de dúvidas são as soluções de gestão financeira e contabilidade online que te deixam livre para focar na gestão da empresa, enquanto as burocracias estão sendo resolvidas.

Exemplo de inovação nas empresas

Exemplos de inovação nas empresas

Durante o conteúdo nós citamos algumas inovações que ficaram marcadas na história do empreendedorismo como a propaganda da Coinbase e o processo de fast food desenvolvido pelos irmãos McDonalds, porém temos exemplos mais simples ainda hoje.

Aplicativos de mobilidade como Uber e 99 inovaram no ramo do transporte criando uma solução que ninguém nem imaginava ser possível.

A Netflix que a líder nos streamings também inovou muito, e não foi apenas na criação do serviço de hospedagem e distribuição de conteúdo online, eles começaram com uma ideia muito simples.

Nos primórdios, a Netflix era um site onde você escolhia um filme, fazia o pagamento e entregavam o DVD físico na sua casa, a tecnologia entrou depois para escalar o modelo de negócio.

Entenda que a inovação neste caso está em entender que o consumidor queria a praticidade de escolher um filme para ver sem precisar sair de casa, encarar trânsito, achar lugar para estacionar e ainda correr o risco de não ter o filme que ele quer na locadora. 

Com isso em mente, procure olhar para o que sua empresa faz, o que o mercado tem feito e, seguindo a ideia dos 4 tipos de inovação, busque uma forma de melhorar o seu negócio.

Quando a contabilidade, a gente tem uma solução para você colocar inovação no setor da sua empresa com poucos cliques.

Inove na forma de gestão da sua empresa! Facilite a contabilidade do seu negócio com os serviços 100% online da GR Assessoria Contábil

Conclusão

Em suma, inovação nas empresas é um tema que precisa estar no seu radar enquanto empresário, caso você queira ter um negócio de sucesso e duradouro.

Não adianta inovar uma vez apenas e só em um dos tipos, é preciso estabelecer uma cultura para obter inovações constantes e assim manter sua empresa competitiva.

Enquanto você foca na inovação, fique tranquilo que a GR Assessoria cuida da sua contabilidade do nosso jeito inovador.

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Diretoria da GR Assessoria Contábil aguardando o seu contato

Precisa de uma contabilidade eficiente para o seu negócio?

Conheça melhor a GR Contábil e veja tudo que ela pode fazer pela sua empresa.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade