GR Assessoria Contábil

MEI precisa de contador? Saiba quando um contador é necessário

Com o crescente número de microempreendedores individuais e sua importância no mercado, fomentando a economia do país, iniciou-se uma discussão sobre as obrigações fiscais da categoria, levantando a dúvida: MEI precisa de contador?

A verdade é que, em escalas variadas, todo empresário precisa de um contador auxiliando o financeiro da empresa.

Essa demanda existe porque, muitas vezes, as exigências fiscais previstas na legislação podem ser confusas, bem como burocráticas, e ter um profissional da área para lidar com problemas faz toda a diferença.

Um MEI, obrigatoriamente, não precisa de um contador – mas o seu negócio se desenvolve com muito mais tranquilidade com ajuda contábil.

A GR Assessoria Contábil, sua especialista em contabilidade fácil e descomplicada, preparou um conteúdo para apresentar as vantagens de um serviço contábil para MEI.

Se você é microempreendedor individual, não pode perder; acompanhe até o final e boa leitura!

Representando a dúvida se MEI precisa de contador: Dois homens de gravata, um mostrando a tela de um tablet com um gráfico e texto para o outro, que está apontando para a tela. O tablet está apoiado sobre uma mesa com diversos documentos em papel

Por que MEI precisa de contador?

Como citamos, não é obrigatório que o microempreendedor individual conte com um contador especificamente para a sua empresa – mas o gerenciamento do negócio fica muito mais simples com essa assistência.

Para estar em dia com as obrigações da Receita Federal, bem como acompanhar valores de entradas e saídas da empresa, receber ajuda de melhores práticas contábeis e até ter auxílio na obtenção de crédito, é interessante que o MEI considere ter um contador.

E essas são apenas algumas das utilidades que um profissional da contabilidade pode oferecer para o seu negócio!

MEI precisa de contador para declarar imposto de renda?

Os pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2023 começam em maio, e o contribuinte deve estar em dia com a Receita para garantir sua parcela, além de manter a regularidade da empresa.

O MEI tem a mesma obrigatoriedade fiscal de declarar imposto que outras empresas, além de realizar, todo ano, o DASN, a declaração do IR da sua pessoa jurídica – e esse processo pode ser feito com e sem escrituração contábil.

Para que esse processo possa ser feito sem dúvidas e com menos burocracia, é essencial contar com a ajuda de um contador.

MEI precisa de contador para emitir nota fiscal?

Não é necessário um contador para que o microempreendedor individual emita suas notas fiscais – mas isso não significa que essa não seja uma importante obrigação fiscal.

O MEI não precisa emitir notas fiscais para pessoas físicas; isso quer dizer que, se realizar um serviço ou venda para PF, a emissão da nota é facultativa.

No entanto, se existe uma prestação de serviço ou transação comercial para pessoa jurídica, o MEI é obrigado a emitir nota fiscal, comprovando a operação.

Essa emissão pode ser feita por um sistema emissor de notas fiscais particular, contratado pelo microempreendedor, ou pelo sistema da Secretaria de Fazenda do seu estado.

MEI precisa de contador para registrar funcionário?

De acordo com a legislação tributária vigente, o empresário de categoria MEI pode ter, em sua equipe, até um funcionário contratado, o que levanta a questão: precisa de contador para contratar funcionário?

A proposta de facilitação de processos tributários apresentada pelo MEI não exige que os serviços de contabilidade sejam contratados para fazer registro de funcionários.

No entanto, a orientação do profissional contábil é essencial no processo de contratação, garantindo que as regras da CLT sejam cumpridas, e que os limites de faturamento não sejam ultrapassados, gerando problemas para a empresa.

Ainda, é importante destacar que MEI com funcionário precisa de contador sempre que surgirem dúvidas quanto às exigências fiscais e, principalmente, trabalhistas.

MEI precisa de contador para abrir uma ME?

Se o seu negócio se desenvolveu e começou a crescer, chegando ao patamar de ME (microempresa), isso significa que é necessário o auxílio de um contador para a abertura do seu negócio nessa nova categoria.

A microempresa é uma categoria de pequeno negócio que permite faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, mas que ainda libera o Simples Nacional como escolha de regime tributário.

A sua contabilidade pode ser descomplicada, acessível, e oferecer muitas vantagens para o crescimento do seu negócio: venha conversar com os profissionais da GR Assessoria Contábil!

Leia também: O Que É DEFIS (Simples Nacional), Quem Pode Enviar E Como Evitar Erros Na Declaração

Leia também: Contabilidade Para Advogados: Como Funciona E Por Que Contratar

Apesar de não ser obrigatório, MEI deve cumprir quais obrigações?

Foto: Shutterstock

Mesmo não tendo um contador, um microempreendedor individual deve cumprir com algumas obrigações fiscais, que garantem a regularidade da sua empresa e a mantém em atividade.

Nesse tópico, a assistência de um profissional da contabilidade faz muita diferença, principalmente na orientação e esclarecimento de dúvidas.

Confira algumas das obrigações fiscais que fazem parte das responsabilidades do MEI:

Pagar mensalmente a DAS

DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que deve ser pago todo mês pelo contribuinte MEI.

É por meio desse documento, em forma de guia, que o empreendedor optante pelo Simples Nacional paga todos os seus tributos e impostos à Receita, em um processo muito mais rápido e simplificado.

Entregar a DASN-MEI

Também é outra obrigação do MEI a entrega da Declaração Anual Simplificada, que a relação completa do faturamento anual do microempreendedor individual.

Com a emissão desse documento, a Receita consegue atestar o cumprimento do limite de R$ 81 mil, que é o permitido para MEI.

Quais benefícios o MEI tem ao contratar um contador?

Mulher sorrindo usando calculadora, simbolizando os benefícios do MEI contratar contador

Foto: Shutterstock

Apesar de sabermos que o microempreendedor não precisa, obrigatoriamente, do auxílio de um contador para cumprir com suas demandas fiscais, a presença do profissional contábil no dia a dia da empresa, ou até em momentos de assistência, faz toda a diferença.

É esse profissional que ajuda no entendimento das finanças, oferece suporte no controle financeiro, e mais uma série de outras vantagens.

Confira alguns dos benefícios de contratar um serviço de contabilidade, reforçando que MEI precisa de contador:

Identificar e corrigir erros

As demandas fiscais podem ser confusas e gerar alguma dificuldade para o empreendedor, que, muitas vezes, nem identifica quais erros pode estar cometendo – e é aqui que entra o papel do contador.

Esse profissional ajuda no preenchimento correto de documentos e declarações, verifica a veracidade das informações de bens e rendimentos, além de estar atento aos prazos e datas de entregas importantes, prevenindo problemas futuros.

Ajuda na obtenção de crédito

O empreendedor MEI tem diversas oportunidades de linhas de crédito, e o contador pode ajudar a empresa a fazer as melhores escolhas.

É por meio da assessoria contábil que o microempreendedor individual desenvolve estratégias assertivas para obtenção de crédito e desenvolvimento do negócio, garantindo bons investimentos.

Orientar contratações e oferecer consultoria

Quando o MEI deseja contratar seu funcionário, permitido pelo Fisco, ou adquirir conhecimentos técnicos que fazem parte da área, o papel do contador é muito importante.

Assim, fica mais fácil passar por algumas burocracias ou lidar com práticas contábeis, simplificando processos dentro da empresa.

Dar baixa no MEI

Até para finalizar o cadastro como MEI, o contador é de grande utilidade para o empreendedor.

Se, por algum motivo, o MEI deseja encerrar suas atividades, é necessário acertar as contas com o Fisco, pagando DAS remanescentes e emitindo a Declaração de Situação Especial – e o contador ajuda você com tudo isso.

Como é feita a contabilidade do MEI com a ajuda de um contador profissional?

Conforme citamos durante o artigo, ter o auxílio de um contador faz toda a diferença para o empreendedor, seja ele de qualquer natureza jurídica, e principalmente se for MEI.

Como microempreendedor individual, um profissional contábil contribui para o desenvolvimento da sua empresa desempenhando funções como:

  • auxiliando na migração para o Simples Nacional;
  • identificando e solucionando erros do financeiro do negócio;
  • manter e otimizar todas as etapas da regularização fiscal da empresa;
  • educar no que se refere a práticas contábeis fundamentais ao negócio;
  • lidando com documentações importantes para a contabilidade da empresa.

A atuação do contador junto ao MEI faz toda a diferença no crescimento do seu empreendimento, mantendo regular de acordo com as exigências da Receita Federal.

Como escolher uma empresa de contabilidade confiável?

Mulher simbolizando microempreendedora sorrindo dando uma aperto de mãos em uma pessoa, que simboliza um contador

Foto: Shutterstock

Escolher um serviço de contabilidade demanda atenção da parte da empresa, uma vez que é essa equipe que vai cuidar de assuntos importantes do negócio, principalmente no que diz respeito ao financeiro, pagamento de tributos e demais obrigações fiscais.

É por meio de uma assessoria eficiente que a empresa consegue crescer dentro da legalidade, com credibilidade e confiança.

Por isso, ao escolher uma empresa de contabilidade, atente-se para tópicos importantes como:

  • consulte o pagamento de honorários;
  • analise a confiabilidade da empresa de interesse;
  • investigue a situação cadastral da empresa e seu registro no CRC;
  • observe a relação da empresa com seus clientes, verificando avaliações e comentários.

Quanto custa um contador para Microempreendedor Individual?

O serviço de contabilidade para MEI varia bastante de valor, principalmente se o empreendedor interessado analisar a relação custo-benefício.

Com a GR Assessoria Contábil, você conta com planos a partir de R$98 por mês, e que oferecem:

Deixe a contabilidade da sua empresa nas mãos de quem entende! Venha conversar com os profissionais da GR Assessoria Contábil e contrate já nossa contabilidade!

Conclusão

Agora você sabe que, em uma análise geral, MEI precisa de contador!

Contar com a ajuda desses profissionais ajuda a manter o seu negócio sempre regularizado e com grandes potenciais de crescimento.

Quer mais dicas e informações contábeis? Confira o blog da GR Assessoria Contábil e fique sempre atualizado de nossos conteúdos!

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Diretoria da GR Assessoria Contábil aguardando o seu contato

Precisa de uma contabilidade eficiente para o seu negócio?

Conheça melhor a GR Contábil e veja tudo que ela pode fazer pela sua empresa.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade