GR Assessoria Contábil

Saiba como trocar de contador fazendo a decisão correta

Você não precisa sofrer indeterminadamente se estiver descontente com a sua contabilidade, pois é sim possível trocar de contador a qualquer momento, desde que você respeite alguns requisitos.

Afinal, é uma relação profissional como todas as outras. E é melhor fazer as coisas de maneira ética, e principalmente jurídica, porque há contratos envolvidos aos quais você precisa respeitar.

Portanto, vem com a gente descobrir como trocar de contador da melhor forma, respeitando o contrato e principalmente como você pode implementar uma nova contabilidade bem mais eficiente para sua operação.

Boa leitura.

Posso trocar de contador?

Empresário perguntando se pode trocar de contador

Trocar de contador é direito de qualquer empreendedor, independente da modalidade da empresa e também do motivo, pois cabe a você fazer a melhor escolha para o momento da sua empresa.

Isso quer dizer que muitas vezes a contabilidade" target="_blank">troca de contador é feita por motivos de crescimento do negócio, pois as empresas podem passar a precisar de tecnologias que a contabilidade atual não tem disponível.

Claro que a troca costuma ser feita devido a alguma divergência ou descontentamento da parte do empresário, e não tem problema nenhum querer trocar o profissional, basta respeitar os termos e tempo estipulados em contrato, além de outras especificidades de caso a caso.

Quando trocar de contabilidade?

Na verdade não existe momento certo para troca, vai muito da percepção e da sensibilidade de cada empreendedor para entender se a troca vai ser realmente benéfica.

Como falamos, a troca pode sim ser feita por qualquer motivo, mas não é recomendado que você a faça por qualquer contratempo ou desentendimento. Afinal, muitas das vezes, os problemas são com profissionais específicos de uma empresa, então uma simples substituição no atendimento pode melhorar a situação.

O orçamento da sua empresa também deve ser levado em consideração, até porque o pagamento do contador faz parte das despesas. Uma troca no meio do caminho pode significar quebra de contrato que acarreta em multa, então pode ser ideal esperar o fim do contrato para um troca sem custos.

Outra coisa que temos que reforçar é que a troca tem que ser para melhor, ou seja, antes de romper com a contabilidade atual, certifique-se de ter encontrado uma empresa ou profissional que possa te entregar muito mais vantagens.

Como trocar de contador?

Apesar de poder trocar de contador a qualquer momento, é preciso fazer isso da forma adequada, seguindo alguns passos para que você possa fazer isso de uma forma ética, explorando o que o contrato te permite.

Vale acrescentar que a empresa pode oferecer uma contraproposta para que você fique, então é importante ter uma boa conversa para entender o que pode ser oferecido a você, pois em alguns casos compensa mais ficar do que mudar.

Sempre tem que ser analisado caso a caso, mas se você está insatisfeito com o serviço de contabilidade atual da sua empresa. Siga o nosso passo a passo para fazer uma contabilidade" target="_blank">troca de contador que seja benéfica para seu negócio.

1. Consulte o contrato

Na verdade essa dica é fundamental não só para a contabilidade, mas para todo tipo de contrato que sua empresa fizer. É importante ler bem antes mesmo de assinar e preferencialmente ter o auxílio jurídico de um advogado para saber o que está adquirindo.

Como comunicar contabilidade" target="_blank">troca de contador, vale consultá-lo para entender quais são as opções para rompimento do contrato e seu tempo de vigência.

Vai variar de caso a caso, em alguns é possível fazer uma quebra de contrato sem custos, em outras vale absorver o custo para aproveitar uma oportunidade melhor e em casos extremos pode ser mais seguro esperar o fim do contrato para fazer a troca.

Analise bem o que você tem acordado com seu contador antes da troca.

2. Análise pendências e negocie

Pendências de contrato, sejam elas financeiras ou de qualquer outra natureza podem e devem ser negociadas para que a sua saída seja a mais pacífica e menos onerosa possível.

Verifique tudo que você tem em aberto com a empresa e faça uma proposta para um rompimento de contrato sem represálias para as partes.

Se as pendências forem fundamentalmente financeiras, pode ser interessante fazer a quitação antes de anunciar seu interesse pela contabilidade" target="_blank">troca de contabilidade.

3. Comunique a troca do contador

É preciso comunicar formalmente seu interesse de trocar de contador para a empresa contábil que cuida dos assuntos da sua empresa, pois ele precisará fazer um tipo de transição das informações para que você possa buscar um novo contrato com outra empresa.

Mantendo uma boa relação com seu contador, sendo ético e profissional, as chances são que a transição será bem mais tranquila.

Não deixe de apresentar a ele os reais motivos da troca, pois esse feedback poderá ser útil para o crescimento da empresa de contabilidade.

Como comunicar troca de contador

4. Faça a rescisão do contrato

Seguindo o que está previsto em contrato e o que já foi negociado previamente para a sua saída, faça a rescisão do contrato para que sua empresa fique devidamente livre para que outra contabilidade assuma os processos da operação.

Após a rescisão do contrato é que sua empresa realmente estará liberada para fazer um contrato com outra contabilidade, mas isso não quer dizer que você não tenha que ter algo em mente antes de sair da sua atual.

Isso feito, vem a parte burocrática da coisa, mas no final teremos uma opção bem descomplicada, fique ligado.

5. Tire o nome do contador da empresa

É preciso fazer a retirada do nome do contador da sua empresa antes de inserir uma nova e isso deve ser formalizado já na carta de cancelamento de serviços contábeis.

Este documento determina todas as condições do distrato com antigo contador e provê segurança para ambas as partes envolvidas e colabora para um encerramento mais amistoso.

Há vários modelos de carta de cancelamento disponíveis, alguns bem simples outros um pouco mais complexos, e aí vai depender da complexidade da sua empresa, mas o ideal é fazer um que atenda todas as necessidades para o distrato ser eficiente.

6. Contrate um novo contador

Agora sim seu caminho está totalmente livre para concluir a contabilidade" target="_blank">troca de contador, então é hora de buscar uma contabilidade que realmente seja eficiente para que esta mudança que você buscou faça algum sentido realmente.

Atualmente a geografia não é mais problema, pois você pode conseguir uma contabilidade eficiente de qualquer lugar do Brasil, com até mais eficiência e atendimento personalizado do que teria com um contador presencial.

Conheça as soluções mais eficientes do mercado atualmente para que a sua contabilidade" target="_blank">troca de contador seja um verdadeiro sucesso e sua empresa possa prosperar sem problemas.

Precisando trocar de contador? Clique aqui para conhecer nossos contadores especialistas e pedir uma avaliação gratuita da nossa contabilidade 100% online

O que pedir na mudança de contador

É como já falamos, o ideal é mudar para um novo contador que ofereça mais vantagens, porém também te traga segurança e credibilidade para que você possa ter tranquilidade com os processos contábeis da sua empresa.

Pesquise por opções de preços mais atrativas, serviços variados, uso de tecnologias para maior eficiência, mas principalmente, busque uma empresa de contabilidade que tenha um bom atendimento, pois isso é o que vai fazer a diferença no dia a dia.

As suas solicitações precisam ser atendidas o quanto antes, por isso opte por quem possa te atender e mais do que isso, que possa resolver o seus problemas e não te deixar na mão.

Como trocar de contador no eSocial?

Empresário analisando relatórios e dados sobre mesa de escritório indicado os cuidados ao trocar de contador

O E-social é um programa que faz parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que serve para digitalizar vários dos processos de contabilidade das empresas cadastradas na Receita Federal.

Esse sistema serve também para que você informe a Receita Federal sobre a mudança de contado que ocorreu na sua empresa, então, pelo e-social você pode regularizar o processo.

O comunicado de mudança de contabilidade é o documento para informar seu contador atual de uma eventual troca, e uma vez feito o distrato, é preciso adicionar essa informação ao SPED via e-social e assim manter sua empresa devidamente regularizada.

Cuidados ao fazer alteração de contador

Se você seguir os passos que mostramos neste conteúdo, é provável que a transição de contadores na sua empresa seja bem tranquila, contudo, é preciso ter cuidados quanto à nova empresa que vai prestar serviços a você.

Confira se a empresa de contabilidade está registrada e regularizada junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e que seus profissionais sejam competentes, pois esse é um serviço importante para sua operação e jamais pode ser negligenciado.

Facilite a contabilidade da sua empresa! Contrate a contabilidade 100% online da GR Assessoria

Conclusão

Entendeu como trocar de contador pode ser benéfico para sua empresa? Agora é contigo, avalie a sua situação atual e conheça as opções disponíveis no mercado para fazer a escolha mais adequada para o seu negócio.

A GR Assessoria trabalha com inovação para descomplicar a contabilidade, e podemos ajudar sua empresa de forma eficiente e totalmente online, conheça nossas soluções.

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Diretoria da GR Assessoria Contábil aguardando o seu contato

Precisa de uma contabilidade eficiente para o seu negócio?

Conheça melhor a GR Contábil e veja tudo que ela pode fazer pela sua empresa.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade