GR Assessoria Contábil

O que é ponto de equilíbrio contábil, importância, e como fazer o cálculo

Papel, caneta, clipe e calculadora. Simbolizando ponto de equilíbrio contábil

Para que o empresário saiba o quanto precisa para arcar com as despesas do seu negócio e manter seu caixa operando corretamente, é preciso fazer uso do ponto de equilíbrio contábil.

Esse cálculo é fundamental para dizer, com precisão, o montante que deve ser faturado para manter todos os gastos operacionais em dia: pagamentos, aquisições, e um planejamento de lucro mais assertivo.

Ainda, ter conhecimento desse cálculo ajuda a mensurar possibilidades de investimentos, tornando a organização da empresa mais assertiva e confiável.

Para ajudar você e o seu negócio nessa demanda do mundo empresarial, a GR Assessoria Contábil, sua especialista em contabilidade descomplicada, preparou esse conteúdo especial!

Confira abaixo tudo sobre o ponto de equilíbrio contábil: como fazer o cálculo, sua importância, e principais dúvidas acerca do tema.

Pronto para esclarecer tudo sobre esse assunto?

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é o ponto de equilíbrio contábil, também chamado de ponto de ruptura?

Antes de explicar como funciona o cálculo, é importante termos em mente o conceito de ponto de equilíbrio contábil.

Também conhecido na contabilidade como “ponto de ruptura”, o ponto de equilíbrio é a conclusão da receita total de uma empresa, quando em análise todas as suas despesas.

Em suma, é quanto a empresa deve faturar para cobrir todos os seus gastos.

É importante destacar que o ponto de equilíbrio na contabilidade não define o quanto o empresário terá de retorno do seu capital: estamos falando de um ponto em que a empresa não gera lucro, mas também não traz despesas.

Para que serve o ponto de equilíbrio contábil?

A principal finalidade de calcular o ponto de equilíbrio contábil é saber, com exatidão, quanto a empresa deve ter de capital financeiro para arcar com todos os seus custos, sem ter nenhum tipo de prejuízo.

Por isso, esse cálculo não deve ser encarado como uma meta empresarial, em que o negócio, em suas operações, busca resultados com base no valor previsto por essa conta.

Aqui, o objetivo é ter um valor de referência para evitar gastos ou investimentos que possam deixar a empresa no vermelho.

Esse cálculo é simples, e essencial para que o desenvolvimento da empresa seja considerado sustentável: sem decisões mal pensadas ou não planejadas, e sem surpresas no caixa no balanço mensal.

Qual a importância do ponto de equilíbrio contábil? (Vantagens de acompanhar esse indicador)

Pessoa escrevendo em caderno e usando calculadora, simbolizando a importância de calcular o ponto de equilíbrio contábil

Foto: Pexels

A maior funcionalidade que o cálculo do ponto de equilíbrio contábil pode oferecer para o seu negócio é evitar que você faça algum compromisso financeiro com o capital de forma irresponsável, o que pode trazer prejuízos futuros.

Esse indicador é muito importante para que os objetivos pensados para a empresa estejam de acordo com a realidade da mesma, sem comprometer custos básicos e indispensáveis.

Confira abaixo algumas das vantagens de acompanhar a métrica do ponto de equilíbrio na contabilidade:

Compreender o ticket médio da empresa

Esse termo é familiar para os empresários: trata-se do valor médio que a empresa gasta em seus pedidos.

Com o cálculo do ponto de equilíbrio, a contabilidade consegue mensurar se a empresa está com gastos compatíveis aos do mercado para oferecer seus produtos ou prestar seus serviços, mantendo seu lucro.

Verificar a necessidade de redução de custos

Se a análise do ticket médio, ou de outros fatores contábeis do negócio, apresentam gargalos ou gastos além do previsto, é o ponto de equilíbrio que ajuda a determinar a necessidade de reduzir os investimentos nessas áreas.

Isso contribui com a economia financeira destinada a processos e operações, e ainda ajuda com a produtividade dos diversos setores que a sua empresa pode ter.

Ter uma melhor projeção de vendas

Ainda, com um cálculo correto do ponto de equilíbrio contábil, o seu negócio consegue determinar o quanto deve ser vendido, mensalmente, para continuar funcionando sem prejuízos.

Isso também ajuda a verificar se a estratégia de vendas, ou de oferecimento de serviços, funciona plenamente para o seu nicho de mercado, ou se há necessidade de mudança nos processos.

Leia também: Contabilidade Para Advogados: Como Funciona E Por Que Contratar

Revelação do nível de risco da empresa

Outra vantagem importante que esse indicador oferece é a visualização do risco da empresa.

Isso porque, quanto menor o ponto de equilíbrio contábil, menos arriscado o negócio, ajudando a compreender se a empresa está apta a se manter competitiva no mercado.

Precisa de ajuda com o cálculo do ponto de equilíbrio do seu negócio e demais demandas contábeis? Conte com a ajuda dos profissionais da GR Assessoria Contábil! Clique aqui para conhecer nossas soluções.

Qual a diferença entre o ponto de equilíbrio contábil, o ponto de equilíbrio financeiro e o econômico?

Pessoa escrevendo em caderno aberto enquanto usa calculadora, representando ponto de equilíbrio contábil

Foto: Pexels

Como todos esses termos fazem parte do universo contábil, e são indicadores igualmente importantes para o desenvolvimento do seu negócio, é importante compreender suas diferenças e principais atribuições.

Já citado no início do artigo, o ponto de equilíbrio é o que determina quando a empresa consegue se igualar em receitas e despesas, sem ter lucros e nem prejuízos.

O ponto de equilíbrio econômico, por sua vez, realiza uma espécie de contraste entre os investimentos analisados pela empresa, de modo a direcionar onde deve ser aplicado o capital em questão.

Por fim, o ponto de equilíbrio financeiro, apesar de semelhante ao econômico, são analisados gastos com dinheiro retirado do caixa da empresa, sem levar em consideração critérios como a depreciação de ativos.

Como calcular o ponto de equilíbrio contábil? (Fórmula)

Agora que você sabe a funcionalidade desse indicador, chegou a hora de saber como encontrar o ponto de equilíbrio contábil, e começar a planejar investimentos para o seu negócio.

O primeiro passo é ter conhecimento total das saídas financeiras do seu negócio, que envolvem informações como:

  • percentual de impostos dos produtos ou serviços;
  • custos de produção e de prestação dos serviços em questão;
  • custos de revenda, no caso de empresas que trabalham com vendas;
  • despesas totais da empresa, levando em conta os gastos administrativos, comerciais e financeiros.

Com esses dados em mãos, é viável passar para o cálculo propriamente dito, que deve seguir a seguinte fórmula:

Ponto de equilíbrio contábil = custos e despesas fixas / margem de contribuição.

Logo, para realizar o cálculo de forma assertiva, é preciso, também, ter noções do que se trata a margem de contribuição, outro conceito muito importante.

O que é margem de segurança? E margem de contribuição?

Como citamos, a margem de contribuição faz parte do cálculo do ponto de equilíbrio, uma vez que ela informa o resultado quando dividida pelos custos e despesas fixas da sua empresa.

A margem de contribuição é o valor de lucro de um produto ou serviço, depois de subtraídos todos os seus gastos variáveis, e como esse valor contribui para o pagamento das despesas fixas do negócio.

É a margem de contribuição, a referência que cobre os custos fixos e os lucros da empresa, evidenciando se a contabilidade está no azul, ou seja, sem prejuízos.

Já a margem de segurança é a determinação da receita média da empresa acima do seu ponto de equilíbrio.

O saldo resultado desse indicador é uma espécie de garantia de que a empresa consegue se manter firme em momentos de crise, além de permitir que se tenha um maior investimento para que o negócio cresça de forma sustentável.

Como analisar o resultado após fazer o cálculo do ponto de equilíbrio?

Pessoa usando calculadora enquanto mexe no celular, demonstrando como analisar o ponto de equilíbrio contábil. Há também um caderno aberto sobre a mesa, com uma caneta sobre ele.

Foto: Pexels

Pronto, você encontrou os dados necessários para a realização do cálculo do ponto de equilíbrio, e chegou ao resultado do indicador: e agora?

O próximo passo é fazer a análise correta do valor obtido.

Com o resultado do ponto de equilíbrio, ficam claras quais as principais necessidades do seu negócio, e como mudar a realidade financeira da empresa, independentemente do resultado ser, ou não, satisfatório.

É por meio do valor final que é possível determinar se é necessário reduzir alguns dos custos fixos ou aumentar a margem de contribuição.

Além disso, é graças a esse indicador que o gestor de uma empresa de vendas consegue determinar se deve reduzir o número mínimo de vendas, ou até recalcular o preço de venda do seu produto.

Ponto de equilíbrio contábil: exemplos de como pode ser aplicado

Ao longo do artigo, apresentamos como deve ser feito o cálculo e de que forma o indicador pode beneficiar a sua empresa — e temos certeza de que te convencemos da importância dessa métrica.

Para tornar essa explicação ainda mais didática, que tal conferir alguns exemplos de como aplicar o ponto de equilíbrio na sua empresa?

Se você tem interesse em investir no crescimento dela, ou até abrir portas para possíveis investidores, o ponto de equilíbrio é o que ajuda a entender melhor o potencial de lucro do seu negócio, ajudando a direcionar investimentos.

Ainda, se você atua no nicho de vendas, esse indicador vai ajudar a sua contabilidade a manter a saúde financeira do negócio, sendo o pilar de projeções de vendas mais assertivas.

A gente ajuda você a cuidar do financeiro da sua empresa! Confira aqui as soluções da GR Assessoria Contábil para o seu negócio.

Conclusão

E então, tudo certo com a definição de ponto de equilíbrio contábil?

Estar por dentro desse assunto faz parte dos variados critérios para manter o seu negócio sempre no azul e prosperando, além de ajudar a direcionar investimentos que realmente valham a pena, sem comprometer o operacional da empresa.

Quer mais dicas? A gente tem sempre conteúdos interessantes aqui no blog da GR Assessoria Contábil: clique e confira!

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Diretoria da GR Assessoria Contábil aguardando o seu contato

Precisa de uma contabilidade eficiente para o seu negócio?

Conheça melhor a GR Contábil e veja tudo que ela pode fazer pela sua empresa.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade