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Entenda como um bom planejamento financeiro empresarial pode diminuir custos e aumentar seu faturamento

O planejamento financeiro empresarial é essencial para que um negócio possa ser durável, pois como sabemos, cerca 25% das empresas que são abertas, fecham suas portas em menos de dois anos, em grande parte por uma gestão de finanças pouco eficiente.

Segundo matéria do Jornal Contábil, isso acontece muito no Brasil, pois várias das empresas são extensões de um trabalho informal que o dono fazia, ou seja, o negócio informal se torna uma empresa, mas sem necessariamente ter um planejamento por trás disso.

Mas não importa se você abriu sua empresa buscando formalizar sua atuação ou se realmente tinha um objetivo em mente, fato é que será necessário ter um financeiro bem estruturado para não cair nas estatísticas dos “dois anos”.

Por isso, no artigo de hoje falaremos tudo que você precisa saber para montar ou organizar o planejamento financeiro empresarial do seu negócio.

Boa leitura.

Empresário com calculadora na mão e documentos com gráficos sobre a mesa indicando o que é planejamento financeiro empresarial

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial é um dos componentes do plano de negócios de uma instituição, e é um documento onde constam as diretrizes para organização do fluxo de caixa, contas a pagar, a receber e outros elementos de finanças.

Esse planejamento é importantíssimo para direcionar todas as ações da empresa, visando manter o caixa sempre saudável para que o negócio sobreviva por um longo tempo.

Principalmente em tempos de crise, é justamente esse controle financeiro que permite que uma empresa sobreviva, como foi no caso da pandemia de 2020, onde quem tinha um planejamento pode fazer os cortes pontuais para passar pelo momento de baixa.

O que compõem o planejamento financeiro de uma empresa? 

Cada empresa vai ter as suas próprias metas financeiras e despesas específicas, mas em geral, alguns elementos vão estar presentes na maioria dos planejamentos mais básicos para um controle adequado das finanças.

Alguns indicadores que denotam a saúde financeira de uma empresa é o balanço contábil, fluxo de caixa e conciliação bancária são bons guias para medir o sucesso do seu planejamento.

No que se refere a metas, algumas são valiosas para qualquer empresa, como:

  • Fechar o ano no azul
  • Manter as contas em dia
  • Aumentar o faturamento em 20% ao ano
  • Dobrar o número de clientes ativos
  • Diminuir o custo fixo em 10%
  • Expandir com uma filial em outra cidade
  • Lançar um novo produto no mercado
  • Elevar a participação no mercado em 15%
  • Quitar empréstimos e evitar contratar novos.
Escrevendo gráficos com caneta em painel ilustrativo indicando como fazer planejamento financeiro empresarial

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Agora é o momento de aprender de fato como montar um planejamento financeiro empresarial que seja de fato eficiente para os objetivos e para a realidade da sua empresa.

Com esse passo a passo é possível dar início a um planejamento básico, mas que já é muito funcional para qualquer tipo de empresa em qualquer setor de atuação.

O ponto aqui é te mostrar os principais elementos para que você possa ir adaptando ao que seu negócio precisa em cada momento, afinal um bom planejamento leva em conta sazonalidade e os movimentos de mercado.

Sem mais enrolação, confira o passo a passo:

Fase 1: determinar o objetivo da empresa

O objetivo aqui pode ser variado e até múltiplo, mas a recomendação é sempre partir de algo que seja factível para realidade da sua empresa, pois claro que faturar milhões é o sonho de todo empreendedor, mas muitas vezes, aumentar as vendas em 10% ao ano pode ser uma meta mais realista.

Outros pontos que podem ser considerados não envolvem aumento de ganhos, mas sim cortes de gastos e principalmente mitigação de dívidas, porque um dos fatores que mais colaboram para o fechamento de empresas são os débitos acumulados.

Muitas vezes, um plano inicial pode simplesmente buscar atingir um breakeven, que é um ponto de equilíbrio onde o negócio se paga e aí sim passa a dar lucro.

Mais do que faturar muito, permanecer com as portas abertas por muito tempo, pode ser um objetivo bem mais vantajoso ao longo prazo, principalmente pela construção de marca que isso contempla.

Fase 2: organize dados e documentação

Aqui voltamos a falar um pouco de documentos contábeis importantes, como o balanço, os balancetes e a conciliação bancária, para que você tenha uma visão real da atualidade de sua empresa.

Alguns desses documentos são para fins de fiscalização dos órgãos competentes, portanto são obrigatórios, porém, operacionalmente esses dados fornecem informações valiosas para criação do planejamento financeiro.

Nesse ponto, ter uma empresa de contabilidade profissional no seu negócio desde o início é vital para que você tenha esses documentos e dados sempre à disposição para análise.

Fase 3: analise a situação atual

Complementando o tópico anterior entra esse que é basicamente fazer uma análise da situação atual da sua empresa, mas não só no financeiro, mas também na sua posição no mercado que está inserido.

Aqui, é interessante utilizar técnicas como a análise SWOT, que é uma maneira ótima para analisar os pontos fortes (S) e pontos fracos (W) da sua empresa, bem como as oportunidades do mercado (O) e os riscos e ameaças (T) que podem impactar o seu negócio.

Por exemplo, empresas de varejo podem ver no fim de ano uma oportunidade para aumentar as suas vendas, aproveitando a sazonalidade e assim atingir alguns indicadores importantes.

Isso tudo, aliado às informações internas da empresa, podem fornecer insights importantes para um planejamento financeiro altamente eficiente.

Fase 4: crie planos de ação

Além do planejamento maior em si, é preciso ter ações para serem executadas no dia a dia da operação, para atingir as metas e objetivos que você estabeleceu lá no começo de tudo.

Por exemplo, e o objetivo é aumentar 10% das vendas no mês, é necessário aumentar o número de prospecções diárias e investir em mais treinamentos para seu time de vendedores serem mais eficientes.

Agora, se você precisa aumentar o faturamento, porém também está buscando cortes de gastos, investir em treinamentos ou contratações de novos vendedores pode não ser a melhor estratégia, nesse caso, o ideal é atuar no produto, diminuindo os custos para aumentar a margem de lucro, por exemplo.

Fase 5: determinar e monitorar indicadores

Com essas ações em prática, é preciso monitorá-las para garantir que estão retornando a eficiência necessária, baseando-se sempre em indicadores, de preferência, indicadores chaves, os chamados KPI ‘s.

Uma boa maneira, e moderna, de fazer esses acompanhamentos é utilizando softwares de gestão contábil e financeira, pois isso garante também muita agilidade nos processos e precisão no planejamento.

Para fazer isso de forma assertiva, uma assessoria contábil é a melhor escolha, de preferência aquelas que oferecem soluções modernas e eficazes.

Leia também: ECD E ECF: O Que É, Quem Deve Entregar, E Prazos [Guia]

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Exemplo de planejamento financeiro empresarial

Para entender bem como funciona, vamos imaginar uma empresa e qual planejamento poderíamos fazer considerando sua situação.

Pegaremos a empresa fictícia Decora, como exemplo, e é uma empresa de 3 anos que comercializa itens de decoração para casa e escritório.

O foco da empresa é vendas online de itens de preço relativamente baixo, portanto precisam de volume nas vendas.

Atualmente, o faturamento é de 20 mil por mês, e os custos com os produtos e com a operação é de 15 mil, e o objetivo é que sobre 10 mil por mês.

Então, as opções são:

  • Aumentar o faturando em 5 mil sem subir os custos
  • Diminuir os custos em 5 mil mantendo as vendas
  • Aumentar as vendas e diminuir os custos ao mesmo tempo.

Para isso, é necessário um plano de ação, que pode ser investir em anúncios nas mídias sociais para atrair mais clientes, ou seja, se aumentar os custos em mil reais para essa ação, é preciso estabelecer metas para atingir 26 mil em vendas e atingir o objetivo.

Então, sabendo o seu ticket médio, é possível estabelecer metas de vendas diárias vindas dos anúncios para calcular o ROI (Retorno sobre investimento) e saber se a meta de faturamento será cumprida.

Esse é um exemplo bem simples, até porque outros fatores podem causar impactos nesse planejamento, mas já é o suficiente para mostrar que estabelecendo um objetivo, conhecendo as informações da sua empresa e aplicando um plano de ação é possível chegar mais perto das suas metas.

Planilha de planejamento financeiro empresarial

Existem modelos de planilha de Excel para que você possa montar seu planejamento e ter o controle dele ou pode solicitar com seu contador, que geralmente tem esse tipo de documento pronto.

Contudo, apesar de eficientes, as planilhas podem ser um pouco complexas e não tão práticas, por isso, o melhor caminho é ter um software de gestão contábil para ter acesso rápido e assertivo aos números da empresa.

A GR Assessoria tem ferramentas online para gestão do seu negócio, aliado com o apoio dos nossos profissionais para atender e tirar suas dúvidas principais.

Gráficos em azul ilustrando a importância do planejamento financeiro empresarial

Importância do planejamento financeiro empresarial

Um planejamento financeiro eficiente e digitalizado traz muitos benefícios para o seu negócios e destacamos os principais deles que são:

  • Automatização: você pode configurar operações para que sejam feitas automaticamente e assim você tem dados fidedignos disponíveis em tempo real.
  • Organização: os processos sendo automatizados, a organização dos números fica bem mais simples e facilita fiscalizações posteriores
  • Exatidão nas informações: colhendo os dados por meio de integração com o banco, permite que as informações sejam mais assertivas.
  • Integração: falando em integrar, um software de planejamento financeiro tem essa função de se conectar com outras plataformas contábeis para garantir informações precisas em tempo real.
  • Controle de fluxo de caixa: com tudo isso que citamos é possível ter um controle mais preciso do caixa, bem como fazer projeções mais eficientes.

Precisa de ajuda para fazer o planejamento financeiro da sua empresa? Entre em contato com nossos contadores!

Conclusão

Quer que seu negócio perdure por um bom tempo? Então comece já a implementar um planejamento financeiro empresarial eficiente para controlar seu fluxo de caixa e ficar mais próximo de atingir seus objetivos financeiros.

Faça isso de forma automatizada e com assessoria profissional da GR Assessoria.

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
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