GR Assessoria Contábil

Contabilidade online vale a pena? Benefícios e como funciona

Será que migrar para uma contabilidade online vale a pena? Para responder isso, temos que te dizer que hoje o mercado está cheio de opções, e se você já digitalizou algum processo na sua empresa, sabe o que pode funcionar ou não.

No caso da contabilidade, é importante entender que apesar de a digitalização ser um fator interessante a se considerar, é mais importante fazer essa transição com quem tenha expertise no assunto.

Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar os benefícios, o funcionamento e se de fato uma contabilidade online vale a pena para cuidar dos documentos contábeis da sua empresa.

Fique até o final que apresentaremos uma boa solução para você trocar de contador de uma forma realmente vantajosa.

Boa leitura.

Empresária em escritório conferindo planilhas no notebook e fazendo contabilidade online

O que é contabilidade online?

Contabilidade online é o conceito de pegar todos os serviços, tarefas e documentações contábeis e executá-los de forma totalmente digital e pela internet, o que permite mais agilidade nos processos e até redução de custos.

Isso é feito por meio de softwares especializados bem como uma integração com os sistemas de fiscalização e regulamentação do Governo, para que as informações sejam rapidamente acessadas para que as empresas fiquem em dia com suas obrigações contábeis e fiscais.

Atualmente o processo está se modernizando ainda mais, com implementação do conceito de Metaverso e uso de inteligência artificial, para que no fim, os serviços fiquem cada vez mais simplificados, otimizados e acessíveis.

Como funciona a contabilidade online?

Como o termo online deixa claro, é uma contabilidade que funciona totalmente pela internet, por meio de softwares específicos para atender as necessidades contábeis de profissionais do setor e das empresas que estes atendem.

Os principais softwares utilizados são os ERPs que funcionam promovendo a integração de vários sistemas das empresas com os contadores,  para que tenham acesso rápido e simplificado às informações pertinentes para execução dos serviços.

Isso tudo, além de agilidade e assertividade, traz bastante transparência para esses processos, onde o empresário tem autonomia e o contador tem o que precisa para formalizar os documentos contábeis.

Empresário conferindo indicadores financeiros no notebook e usufruindo dos benefícios da contabilidade online

10 benefícios da contabilidade online

Um relatório recente divulgado pela Market Watch, mostrou que o mercado atual de soluções de contabilidade online vale a pena, pois encerrou o ano de 2019 faturando 2,98 bilhões de dólares e a projeção é que vá alcançar 4,56 bilhões de dólares até o ano de 2026 com crescimento estimado de 6,2% ao ano.

Corroborando isso, a pesquisa feita pela Capterra mostrou que 52% das empresas que investiram em soluções online para sua contabilidade, relataram uma grande diminuição nos erros financeiros.

Esses números incríveis só mostram que essa tendência de digitalização veio para ficar, e não é apenas exclusividade da contabilidade, pois todos os setores estão aderindo essa modernidade, uma vez que a internet permite que você se conecte com o mundo todo.

Além desses números mostrados pelas pesquisas, vamos ver outros 10 benefícios de digitalizar a contabilidade da sua empresa:

1. Agilidade na contratação

Algumas empresas de contabilidade online permitem que você faça a contratação do serviço em pouquíssimos cliques, inclusive fazendo a assinatura do contrato, tudo de forma rápida e segura.

Com isso em mente, você precisa saber que são várias as opções de contabilidade digital no mercado, então a sua escolha precisa ser pautada no custo benefício que essa solução vai te trazer.

2. Automação de processos

A contabilidade em grande parte, tem muitos processos que são recorrentes e repetitivos, porém são importantes para a fiscalização e regularização das empresas.

Então, quanto você automatizar esses processos, você ganha muito tempo e não apenas isso, muita assertividade nesses processos, pois não corre o risco de você esquecer de emitir uma Nota fiscal por exemplo.

Os principais softwares de ERP do mercado permitem um nível de automação amplo que vai otimizar muito tempo dos processos e dependendo, até, dos custos envolvidos.

3. Economia e redução de custos

Falando em economia, a contabilidade quando feita online, permite que as mensalidades oferecidas sejam bem mais em conta, uma vez que os contadores podem atender mais empresas e com esse volume podem oferecer preços mais atrativos.

Fora que, quando você elimina alguns erros financeiros comuns da operação de um negócio, isso representa uma grande economia.

Contudo, recomendamos que você busque empresas que ofereçam softwares completos que tenham capacidade de atender as necessidades da sua operação, independente do tamanho.

4. Autonomia

As soluções digitais para os processos de contabilidade oferecem bastante autonomia para que você empresário possa acompanhar os seus números e documentos contábeis de onde estiver.

Principalmente para os ERPs que oferecem armazenamento em nuvem, você tem total autonomia para acessar o software, inclusive pelo seu celular.

Ou seja, você pode obter qualquer documento quando necessário, sem ter que ficar solicitando ajuda do seu contador, pois em poucos cliques você resolve pelo software.

5. Facilidade na visualização de indicadores e métricas

Outra coisa que faz a contabilidade online vale a pena, é que com um software eficiente, a visualização dos dados fica bem mais simples, então você acessa as métricas e indicadores relevantes para o seu negócio, com um visual bem direto.

E isso se conecta diretamente ao próximo benefício.

6. Rapidez na tomada de decisão

A visualização simples e direta das métricas e resultados permite que você tome decisões financeiras e contábeis bem mais assertivas, baseando-se em números reais.

Dessa maneira, o seu planejamento financeiro pode ser muito mais eficiente quando você tem os dados reais do seu negócio.

7. Atendimento 100% online

Esse é um ponto que pode gerar um receio na maioria dos empresários, mas na verdade, é uma vantagem pois você não fica mais limitado as opções que estão ao seu redor.

Se encontrar uma opção de contabilidade que entregue as soluções que você busca, por um valor que se encaixa no seu orçamento mas está em outro estado, por exemplo, com a contabilidade online isso não é um problema.

E acredite, mesmo o atendimento sendo feito online, ele é completamente humanizado, principalmente aqui na GR Assessoria, onde atender com excelência é nossa especialidade.

8. Proteção e segurança de dados

Outra preocupação que você pode ter é com a segurança dos dados da sua empresa, por isso, as soluções online para contabilidade são desenvolvidas seguindo as principais diretrizes de cibersegurança para proteger suas informações.

Mas, novamente vale dizer que isso passa pela escolha de uma empresa que seja confiável, tenha experiência no mercado e uma entrega eficiente que você possa comprovar.

Confira também se há adequação a LGPD, pois isso é uma questão que tem afetado muitas empresas que não estão em conformidade.

9. Aumento da produtividade

Quando você utiliza um software contábil para automatizar várias das tarefas na sua operação, a produtividade da equipe vai aumentar pois o foco estará nas atividades mais importantes.

E mesmo quando ocorre alguma necessidade inesperada, é possível resolver em poucos cliques, tudo pela internet, sem atrapalhar o fluxo de trabalho na sua empresa.

Esses conceitos de digitalizar e automatizar processos, são metodologias que agregam agilidade ao dia a dia de qualquer operação.

10. Diminuição de erros

Com um software ERP eficiente, muitos dos erros financeiros e contábeis não vão mais acontecer, primeiro porque parte dos processos estarão automatizados, segundo porque quando você utiliza sistemas integrados, seu contador tem acesso fácil e rápido às suas informações para fazer a emissão e execução dos processos fundamentais para sua empresa.

Alguns documentos pontuais, que por acaso tenham algum erro no preenchimento, é muito mais fácil e rápido de ser detectado e também corrigido, seja por você mesmo ou pelo seu contador, pois o acesso às informações dá essa autonomia para ambos.

Contabilidade online vale a pena?

Com todos esses benefícios que acabamos de escrever, podemos dizer com tranquilidade que uma contabilidade online vale a pena, e vamos mais longe em dizer que ela é importante desde a abertura de uma empresa.

Quando você já inicia um negócio com a contabilidade otimizada, a saúde financeira da sua empresa é muito mais eficiente e seus planejamentos serão sempre mais assertivos.

Porém, para valer a pena realmente, você precisa escolher soluções que realmente entregam tudo que a sua empresa precisa, dentro do orçamento disponível.

Gráfico azul em 3D. No fundo, empresário de terno

Qual é a melhor contabilidade online?

Algumas características são necessárias para mostrar que uma contabilidade online vale a pena é que seja realmente eficiente, pois não basta pegar os processos analógicos e transformá-los em digitais.

É preciso realmente aplicar a tecnologia de forma que facilite os processos e que aproxime o empresário da contabilidade, com transparência e segurança.

Então para escolher uma contabilidade digital, considere os seguintes pontos:

  • Pesquise se o escritório de contabilidade está completamente regularizado
  • Verifique os cases da empresa, mercado, experiência, quantos clientes possui e por aí vai
  • Confira qual a solução deles quanto a segurança dos seus dados
  • Avalie o custo benefício e se os serviços atendem suas necessidades
  • Confirme se há suporte à sua disposição e se o atendimento é ágil

Todas essas características, você pode encontrar em um só lugar.

Contrate um plano de contabilidade online da GR Assessoria Contábil e garanta o melhor atendimento contábil totalmente digital para a sua empresa!

Conclusão

A contabilidade online vale a pena e é uma maneira mais eficiente de se executar os serviços importantes para sua empresa, com agilidade, segurança e um custo benefício bem mais atrativo.

Aqui na GR Assessoria, desde o nosso início, o foco foi em oferecer soluções contábeis de forma digital para atendermos mais clientes, estejam onde estiverem, por isso nossos serviços entregam o melhor custo benefício do mercado, portanto, conheça nosso trabalho.

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Diretoria da GR Assessoria Contábil aguardando o seu contato

Precisa de uma contabilidade eficiente para o seu negócio?

Conheça melhor a GR Contábil e veja tudo que ela pode fazer pela sua empresa.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade