GR Assessoria Contábil

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): o que é?

Para tomar uma decisão operacional, o empreendedor tem que estar muito ciente das finanças da empresa, mas precisa ter acesso a isso de uma forma rápida, simples e sempre atualizada, e para isso, uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é o raio-x da situação financeira da sua empresa.

Este relatório contábil contém de forma bem visual as informações de faturamento e lucros de uma empresa num determinado período, podendo ser feito mensalmente ou anual a depender do porte da empresa.

Vem com a gente entender tudo que você precisa para fazer a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da sua empresa, seguindo as diretrizes contábeis obrigatórias para não ter problemas com a fiscalização.

Boa leitura.

O que é Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)?

A demonstração de resultado do exercício, a popular DRE, é um dos relatórios contábeis essenciais para que os empresários tenham controle das finanças da empresa e também compor um balanço patrimonial acurado.

Muitas vezes, um faturamento alto nem sempre significa sucesso, pois existe uma conta a ser feita considerando várias entradas e saídas para determinar se as operações são realmente positivas para o seu negócio.

Além desse propósito de controle, o documento tem grande importância para contabilidade da sua empresa, sendo um relatório obrigatório por lei que deve ser feito anualmente e assinado por um contador devidamente habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Temos um conteúdo que aborda como trocar de contador, caso seja do seu interesse, confira!

Trabalhador com documento de demosntração do resultado do exercício em mãos

Para que serve o DRE?

Não tem nada pior para um empreendedor que não ter certeza se seus esforços estão compensando.

Se você se mata de trabalhar para alavancar as vendas, acreditando que um aumento no faturamento vai ser super positivo, precisa considerar que nesse processo, os custos também vão aumentar.

Por isso, ter um Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) sempre atualizado, vai te ajudar a ver onde aumentar o faturamento e onde diminuir as despesas para realmente enxergar um bom lucro.

Outro ponto é que a fiscalização dos órgãos públicos vai se basear também neste documento, aliado a outros, porém, o DRE é parte integrante para composição de um balanço contábil.

Sendo assim, confira com a gente quando e como fazer a DRE da sua empresa para ter um melhor controle das finanças e também segurança contábil.

Dois profissionais mexendo em tela do computador mostrando como fazer a demonstração do resultado do exercício

Quando fazer demonstração de resultado de exercício na empresa?

Para praticamente todas as empresas o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um documento obrigatório que deve ser entregue anualmente para os órgãos de fiscalização federais.

Exceto os CNPJ inscritos na modalidade MEI, os demais devem fazer o DRE preenchendo com informações referentes ao ano calendário, que compreende o período entre janeiro e dezembro de um ano.

Geralmente a entrega é feita no mês de janeiro do ano seguinte, correspondente ao ano anterior, ou seja, o DRE referente ao ano de 2022, deverá ser entregue em janeiro de 2023.

Vale ressaltar que apesar das empresas MEI não serem obrigadas a apresentar o documento ao fisco, é fundamental que façam suas DRE’s mensalmente para ter um controle mais assertivo das suas finanças.

Leia Mais: O que é o DAS MEI? Para que serve e como emitir

Homem em frente a plataforma de vidro com métrica se indicadores indicando como funciona a demonstração do resultado do exercício de uma empresa

Como fazer a Demonstração do Resultado do Exercício?

A melhor e mais segura maneira de fazer a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é contratando um contador ou uma empresa de contabilidade para que você possa ter acesso a um documento assertivo para um melhor controle.

Lembrando que a obrigatoriedade está em ter o seu DRE assinado por um contador habilitado pelo CRC e deve ser enviado uma vez por ano, porém, para o acompanhamento mês a mês, você pode fazer por conta, seguindo nossas dicas.

Preparamos um guia simples com 6 passos para que você possa criar a sua demonstração do resultado de exercício e ter controle das finanças da sua empresa, confira:

Passo 1 – Crie uma planilha

Geralmente as empresas de contabilidades disponibilizam uma planilha de DRE para que você possa fazer o acompanhamento, preenchendo os campos solicitados e a programação já faz os cálculos corretamente.

Mas, se você vai montar a sua planilha do zero, é preciso conhecer quais as informações pertinentes que precisam contar para que a demonstração do resultado do exercício reflita realmente a realidade dos fatos contábeis.

Você pode usar um programa como o Excel mesmo que já seja o suficiente para ter uma boa noção, porém já existem opções de softwares mais completos para uma gestão ainda mais eficiente.

Passo 2 – Calcule a receita líquida

Agora, nos próximos passos vamos falar das informações que deve conter na planilha, e por se tratar de um documento de contabilidade, vai envolver alguns números e algumas contas.

Um dos primeiros resultados que você precisa calcular é o da receita líquida para entender o quanto entra no caixa de fato.

O cálculo é feito da seguinte forma: pegue a receita bruta, retire os impostos, despesas e outras taxas e o que sobrar dessa subtração será a sua receita líquida.

No próprio Excel é possível fazer uma configuração para que esses cálculos sejam feitos automaticamente ao preencher o campo certo, o que ajuda a ganhar tempo.

Passo 3 – Calcule o lucro bruto

Tendo a informação da receita líquida, o passo seguinte é fazer o cálculo do lucro bruto, ou seja, o que realmente vai definir o crescimento da empresa.

Na prática o cálculo do lucro bruto é feito pegando a receita líquida e eliminando os custos de execução do trabalho, o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) assim você tem uma ideia do quanto cada produto ou serviço rende de fato.

Essa etapa ajuda na hora de otimizar esses custos, pois muitas vezes, uma mudança de fornecedor de matéria prima, por exemplo, pode representar um ganho alto para sua empresa.

Passo 4 – Desconte as despesas

Depois que você obter o resultado do lucro bruto, é preciso fazer mais uma dedução para que assim possamos chegar num valor final condizente com o que realmente vai ficar em caixa.

Desconte do valor do lucro bruto todas as despesas envolvidas no funcionamento da empresa, como conta de água e luz, aluguel, segurança, manutenção de equipamentos e o que mais estiver envolvido na sua operação.

Passo 5 – Encontre o resultado líquido

Com isso, você terá o lucro líquido, que é o resultado real do dinheiro que realmente está entrando na sua empresa.

Nesse ponto vale mencionar que muitos empresários, principalmente os de pequeno porte, tendem a considerar este lucro como ganhos pessoais, ou seja, uma espécie de salário, mas isso é uma estratégia perigosa.

Estipule um pró-labore para você, que supra suas necessidades pessoais para que esse valor entre nas despesas da empresa, assim, o resultado líquido é o que realmente vai ficar na empresa como fluxo de caixa, capital de giro e outros investimentos.

Passo 6 – Analisar os dados

Por fim, não adianta ter esses dados apenas por ter, é preciso analisá-los friamente para entender onde estão os gargalos na sua operação para poder solucioná-los da melhor forma.

Empresas que funcionam muito tempo sem fazer uma demonstração de resultado do exercício, fora as obrigatórias, claro, quando o fazem, acabam percebendo que há muitos custos e despesas que poderiam ser otimizados para melhorar suas margens de lucro.

Por isso a recomendação é fazer no mínimo mensal, ou usar softwares que possam ser atualizados automaticamente assim você pode ter noção das finanças em tempo real.

Análise esse dados para entender a situação e formular uma estratégia para crescimento, contenção de danos, planejar investimentos e cortes necessários.

Como facilitar o DRE?

Sem dúvidas a melhor forma de facilitar o desenvolvimento da demonstração do resultado do exercício (DRE) é automatizando essa operação ou terceirizando para um profissional da contabilidade.

A GR Assessoria Contábil trabalha justamente para que você empresário possa ter tranquilidade e focar no que realmente importa na sua empresa, enquanto os relatórios ficam por nossa conta.

Mas você não fica no escuro, pois nossa consultoria estará fornecendo feedbacks constantes para que você fique ciente da situação financeira do negócio e possa tomar decisões mais assertivas visando o sucesso de longo prazo da sua empresa.

Que tal ter uma consultoria contábil 100% online para te entregar todos o relatórios que sua empresa precisa? Clique aqui e saiba o que a GR Assessoria pode fazer pelo seu negócio!

Clique e saiba porque a contabilidade online vale a pena.

Conclusão

A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento contábil obrigatório (exceto para MEI) que ajuda na fiscalização dos órgãos federais, mas além disso, é um relatório que mostra claramente como está a situação da empresa.

É fundamental para um planejamento estratégico assertivo, por isso, é um documento que você precisa desenvolver com muita atenção para não fazer planos em cima de dados enganosos, pois isso pode ter repercussões sérias.

Conte com o auxílio de uma assessoria que entende do assunto, conte com as soluções em consultoria da GR Assessoria Contabil e tenha uma contabilidade 100% online para cuidar desse documentos vitais para sua empresa. 

Clique e conheça nosso trabalho.

Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Anderson Gandra

Anderson Gandra

CEO da Gr Contábil com mais de 15 anos de atuação e mais de 20 milhões em tributos recuperados, Anderson é especialista em Planejamento Tributário. Um líder nato que tem como visão criar relacionamento e transparência no negócio.
Diretoria da GR Assessoria Contábil aguardando o seu contato

Precisa de uma contabilidade eficiente para o seu negócio?

Conheça melhor a GR Contábil e veja tudo que ela pode fazer pela sua empresa.

GR Assessoria Contábil

Online

Olá, precisa de ajuda? Me informe seu nome, email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Quer falar com a nossa equipe de assessores?

Preencha abaixo e tenha o contato rápidadente com um dos nossos assessores direto pelo seu WhatsApp.

Dúvidas?
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a
contabilidade do seu negócio?

Conheça nossa
Contabilidade